quarta-feira, maio 26, 2004

Curiosidades


Na revista brasileira Veja, edição de 12 de Maio de 2004, saiu um artigo com o título "Virtual? Que nada...".

O artigo fala principalmente de pessoas que tiveram (ou ainda têm) blogs e que ficaram famosos, partindo depois para a publicação de livros, participação em entrevistas, programas de TV, etc.

Entre eles destaca-se um arquitecto iraquiano que criou um blog para contar o seu dia-a-dia em Bagdad, e acabou a fazer relatos da invasão americana. O seu sucesso foi tão grande que acabou a colaborar com o jornal inglês The Guardian, e depois escreveu um livro "O blog de Bagdad". Ele nunca mostrou o rosto, nem o seu verdadeiro nome.

Outra famosa foi Brenda (também nunca divulgou o nome verdadeiro nem admite fotografias), que falava sobre sexo e drogas. Uma editora inglesa pagou-lhe 20 000 USD$ para transformar os seus textos no livro "The World According to Mimi Smartypants". Ficou conhecida como a Bridget Jones de Chicago.

Mas o mais famoso de todos foi um turco de nome Mahir Cagri, que criou um blog sobre um personagem histriónico, representado em dezenas de fotos, e que era visitado pelo David Bowie, Julia Roberts e Brad Pitt. Dizem as más línguas que o inglês utilizado era de bradar aos céus... Em 2000 ele entrou para a lista dos mais famosos da revista Forbes, e no ano seguinte entrou para o Guiness devido aos 50 000 acessos ao seu blog!!!

Mas a nota mais importante e algo surpreendente (para mim), foi o conteúdo de uma caixa de texto sobre estatísticas sobre os blogs:

- Em 2000 existiam 136 000 blogs. Até ao fim deste ano, deverão ser 10 Milhões!;

- 51,5% dos bloggers têm entre 13 e 19 anos de idade!;

- 56% são mulheres!;

- 26% dos blogs não duram mais do que um dia (a duração média dos que sobrevivem está em menos de um ano)!;

- e 66% não foram actualizados nos últimos dois meses.

Tinham noção disto?
Espero que as minhas visitas femininas não tenham a ver só com a desproporção numérica (LOL).
E que pensam da ideia de publicar um livro com os textos dos blogs?
Devo confessar que antes mesmo de abrir o Spot Me! já achava que muitos dos textos de alguns blogs deviam ser publicados.

Enfim, curiosidades...