quinta-feira, julho 01, 2004

Portugal!!!


A vantagem de viajar muito (ainda que em trabalho), é que acabamos por fazer muitos amigos noutros países.

Nos últimos dias (desde o jogo contra a Espanha), tenho recebido mensagens, telefonemas e e-mails dos mais variados pontos da Europa, Norte de África e América do Sul.

São sempre votos de parabéns pelo jogo efectuado, felicidade para o jogo seguinte, regojizo pela nossa passagem ou actuação, ou manifestações de agrado por determinado adversário ter sido afastado da competição.

Mas todos eles me transmitem uma sensação de honra, respeito e satisfação quer pela actuação da equipa, quer pela organização do evento em si mesmo.

E eu, que não sou nada dado a patriotismos fáceis, dou a mão à palmatória, baixo a cabeça em respeito, inclino-me perante tal manifestação de solidariedade e apreço pelo nosso país.

E numa altura em que um português foi escolhido (não importa em que grau de decisão) para liderar o destino da Europa (25 países!!), só tenho que ter orgulho em ser Português.

E é este orgulho, esta necessidade de não falhar agora que toda a gente tem os olhos postos em nós, que me leva a defender com unhas e dentes o que é nosso, mesmo depois do campeonato acabar e dos estrangeiros deixarem a nossa terra: Portugal!

Portugal sobreviverá à nossa vitória ou derrota no Domingo; sobreviverá à saída do nosso PM lá para fora; sobreviverá à sua actuação (boa ou má) nesse palco internacional; sobreviverá às eleições que deveriam acontecer (porque devemos ser nós a escolher quem nos governa - apenas por isso); e, por fim, sobreviverá a qualquer eventual instabilidade económica ou política que nos atinja (mais uma vez!).

Quando voltar a viajar, quero ter bons motivos para falar com os meus colegas. Portanto vamos lá todos ajudar!!!

Escrevo-o aqui e digo-o a quem fala comigo no dia a dia: Portugal sobreviverá! Portugal viverá!

Viva Portugal!

PS: Para quem afirmava não gostar de patriotismos fáceis... ;-)