domingo, novembro 07, 2004

Eu vi um sapo...


"Precisamos ter claro que relacionamento é a possibilidade de trocar afecto e crescer como indivíduos, e também, onde podemos contribuir para o crescimento do outro.
E nós, como indivíduos, crescemos – querendo ou não! Só que às vezes cada um cresce em direcções, sectores e em ritmos diferentes e antes, se havia entendimento e projectos comuns, parece que, de repente, cada um está falando uma língua diferente. Aspiramos coisas que o(a) parceiro(a) parece não estar mais interessado(a) ou, ao contrário, o(a) parceiro(a) parece querer coisas que nem imaginávamos que pudesse desejar. Começa a parecer-nos um(a) estranho(a)! E a culpa não é de ninguém: é bom isto ficar bem claro!
E neste momento estabelece-se claramente a crise!

Além de ser necessário fazer uma recapitulação da relação, precisamos abrir mão do orgulho e do egoísmo, tanto para se ficar numa relação e mantê-la como para se cair fora dela.
Eis o paradoxo! Às vezes não abrimos mão de uma relação só por orgulho ou egoísmo, e às vezes caímos fora também pelos mesmo motivos.

Permitir ao parceiro que tenha planos individuais ou algum hobby pessoal onde não estamos incluídos é necessário e saudável para a própria relação – como também nós devemos ter algo pessoal que não o inclua.
Sentir-se preterido pode indicar algum distúrbio emocional ou carência que deve ser suprida. E ai, movidos por tais dificuldades, tornamo-nos egoístas ou sentimo-nos feridos em nosso orgulho.
Então, depois de se colocar em disponibilidade para a relação (querer); fazer uma retrospectiva da mesma (crescimento de ambos e o rumo que tomaram); abrir mão do egoísmo e do orgulho; e, por fim, antever honestamente quais as perspectivas possíveis que tem esta relação; aí sim, poderemos superar, ou não, a crise que se desenvolveu e instalou.
E eu digo que a realidade é bem mais simples do que os fantasmas que nos atormentam (que são todos os nossos medos!), principalmente quando somos movidos em prol da nossa felicidade e queremos estabelecer uma relação verdadeiramente amorosa."

Maria Aparecida Bressani é psicóloga e psicoterapeuta.