sábado, abril 24, 2004

Fé!


Um tipo decidiu ir dar um passeio até ao cimo de um penhasco, numa enorme falésia à beira do oceano.

Distraído a contemplar a beleza do mar, escorregou e precipitou-se dali a baixo em direcção ao abismo.

Enquanto ia caindo, tentava agarrar-se desesperadamente a qualquer coisa, arranhando a face, os braços e mãos, até que conseguiu suster a queda graças à ponta da raíz de uma árvore que já havia perfurado o subsolo e despontava agora alguns metros mais abaixo, semi-seca.

O homem permaneceu ali, seguro com todas as suas forças, gritando a plenos pulmões:

"- Há aí alguém? Ajudem-me, por favor! Socorro!"

Mas não havia sinal de nenhum outro ser naquelas paragens.

Notando que estava a ficar com as mãos suadas, e com dores dos arranhões entretanto sofridos, desesperado, olhou para o céu e gritou:

"- Deus! Preciso de Ti! Ajuda-me a sair desta situação!"

Nesse mesmo instante, uma voz suave e reconfortante fez-se ouvir:

"- Meu filho, a tua fé salvou-te! Para chegares lá abaixo são e salvo, basta apenas que largues essa raíz, e te deixes cair, que eu acompanho-te na descida e não deixarei que nada te aconteça!"

O homem esperou um pouco e gritou:

"- Socorro! Não há aí mais ninguém que me possa ajudar???"


Steve Noble (a tradução é minha)


Esta história também foi retirada do livro que ando a ler há alguns dias (Naked Leader).
É uma anedota, mas fala muito a sério do que significa ter Fé.
Ter Fé é, sobretudo, acreditar - mas não só acreditar num deus ou numa série de leis ou dogmas: é acreditar em nós, e na confiança que temos - ou não - nas nossas convicções.
E ter Fé e ter Esperança são coisas diferentes: ter Esperança significa esperar que aquilo que desejamos pode acontecer algures no futuro; ter Fé significa que temos a certeza que isso vai acontecer!

No caso do homem da história, não tinha fé nenhuma (ou teria largado a raíz); mas tinha muita esperança, pois ainda achava que outro alguém poderia vir ajudá-lo.

Eu largava a porcaria da raíz!

E tu: tens Fé ou tens Esperança?