domingo, março 21, 2004

Dia Disto, Dia Daquilo


Hoje em dia temos que estar com atenção porque há dias dedicados às mais variadas coisas.

No dia de hoje, ainda por cima, comemoram-se duas coisas importantes (pelo menos para mim): a poesia e a àrvore.

Dia da àrvore
Como fui logo escolher um blog sem imagens, não vos posso aqui deixar a foto de nenhuma árvore,
mas fiquem sabendo que gosto de todas, embora tenha algumas preferidas.

Sempre gostei de pensar que seria uma árvore noutra vida, para assistir ao desenrolar de uma série de eventos e permancer ali, segura ao chão, dando sombra e frutos, ver a minha casca rasgada por rabiscos de amor de namorados, e os meus ramos marcados pelas cordas de um baloiço de crianças.

Mas suponho que hoje em dia já não é tão seguro que árvore tenha uma vida longa e descansada... E daí termos que lhe dedicar um dia do calendário para nos lembrarmos disso.

Dia da Poesia

Então fui logo enfrascar-me no dia da poesia? É preciso ter azar! Vou ter que esperar mais um ano até que me reconheçam como poeta a nível nacional...

Agora a sério, para mim qualquer dia é de poesia.

Desde muito novo que escrevo (e até publiquei dois poemas numa antologia!!! - obviamente não vou dizer qual, para manter o anonimato, mas também não perdem nada - era apenas um puto imberbe que ainda não sabia nada da vida... Será que hoje sei?).

Mas a verdade é que a poesia tem tido um papel activo na minha vida, quer por me possibilitar ajudar quem está em baixo, expressar sentimentos que de outra forma me encheriam de tristeza, ou - principalmnete - sempre que estou apaixonado.

Enfim, não devendo muito à beleza, as minhas conquistas amorosas foram sempre efectuadas através da palavra - quer falada, quer escrita.

É tão verdade que a mulher com quem casei se aproximou de mim porque primeiro leu os poemas que ofereci à minha mana e depois apaixonou-se!!! (Eu devia ter desconfiado que isso não era um bom sinal :-)).

Guardo todos os meus poemas, mas raramente os dou a conhecer para além do meu círculo restrito de amigos.

Começo agora a ultrapassar esta barreira no blog.
Espero que sejam suportáveis para quem os lê.

Desejos de uma boa Primavera para todos!