terça-feira, março 30, 2004

Os Homens não choram!


Desde pequenino que ouvi isto.

E nem sequer era o meu pai a dizê-lo: eram os avós, as tias, a mãe, os vizinhos, a professora, toda a gente.

Os homens não choram!

E os homens crescidos nem uma lágrima se atrevam a verter!

Um homem de barba rija e pêlo no peito a chorar? É "boiola" já se vê!

Um homem pode, esporadicamente, num funeral de alguém muito próximo, deixar escapar uma lágrima, uma fungadela, mas não pode chorar "baba e ranho"! ... A não ser que o seu clube seja eliminado de uma competição importante!

Pois é, em eventos extraordinários ainda se pode permitir que um homem chore.

Mas não por mariquices: por amor? por estar sozinho? por ver um filme?

Nem pensar!

Os homens não choram.

Esta é a regra.

Pois e esta é a excepção:

Na última 6ª Feira eu chorei...

Sozinho, no meu carro, a caminho do emprego, chorei que nem um puto!

E esta?

Chorei porque me lembrei. Porque me lembrei do que já tinha esquecido há algum tempo.

Tive saudades!

Pois, o eterno fado do português - ter saudades!

"Mas isso não faz um homem chorar...", dizem-me.

...E ter saudades do que nunca se teve?

Acreditem-me, é de deitar um homem abaixo!

Na última 6ª Feira eu chorei.

De manhãzinha, no meio do trânsito, com a música do Seal em altos berros, eu chorei.

E estou a confessá-lo publicamente a todos os que me visitam: eu quebrei a regra!

E mais: enquanto escrevo, choro de novo!

"Escândalo! Ele está louco!", dizem.

Mas não se preocupem.

Naquele dia, quando cheguei ao escritório parecia um herói!

Sorridente, confiante, espalhando "Bons Dias!" por toda a gente!

E lá fui eu, um dos chefes, exemplo de vida para quem ali trabalha, sentar-se à sua secretária, ligar o computador e mergulhar na sua vida de Homem Crescido.

Um Homem não chora! Aguenta e segue em frente!

Até amanhã...